Sabe o roteiro daquela uma viagem incrível? Ou a receita de um prato delicioso?

Isso tem tudo a ver com o orçamento familiar.

Se você pensar em aceita-lo como um plano para realizar suas conquistas, seus objetivos e principalmente conquistar sua tranquilidade financeira, o seu orçamento familiar será seu maior aliado. Por isso, além dele existir, ele precisa ser seguido, assim como um roteiro ou uma receita.

 

Vamos lá, o que ele representa então? Seu orçamento familiar é a fotografia, o trilho e o norte para que você consiga escolher onde usar seu dinheiro e ter clareza das escolhas reservadas para o futuro. Além disso, é seu planejamento para cada passo de cada etapa do seu consumo e das suas realizações.

Elaborar seu orçamento trará resultados efetivos se você souber equilibrar as diversas áreas da vida. Imagine essas áreas separadas em blocos.

Darei o exemplo de uma família que tem filhos pequenos e um padrão de vida de classe média. Eles definiram 5 blocos no orçamento: Morar, Educação, Lazer, Saúde e Reservas.

Seus principais valores pessoais estão vinculados ao Lazer, portanto eles preferem investir mais em diversão com as crianças, viagens de experiência e conhecer a cultura de outros países do que ter um padrão de vida que remeta ao status ou um custo de vida alto com casa, roupas ou restaurantes. Observe o quão importante é ter a clareza do que sua família quer vivenciar e experienciar com qualidade e tranquilidade financeira.

Com essa definição no orçamento, os percentuais serão divididos de acordo com o foco dessa família e o importante é que em Reservas ela estabelecerá um percentual para imprevistos, para viagens e para o futuro, garantindo assim que tudo esteja coberto em caso de emergências, o que efetivamente acontece na vida da gente. Assim, nenhum dos demais blocos extrapolará o orçamento mensal e tudo será atendido a contento.

Mas atenção, é importante que o planejamento familiar será revisado periodicamente, porque em cada momento da vida temos um foco e isso vai mudando ao longo do tempo, porque as crianças crescem, as necessidades mudam, a gente muda. Enfim, se você conhece o que te faz feliz conseguirá planejar seu dinheiro e ter seu orçamento familiar lhe atendendo todas as necessidades. Já pensou que cenário perfeito? Comece já, baixe o e-book “Para onde vai meu dinheiro” e organize-se.

 

LEAVE A REPLY