Valores pessoais x Perfil financeiro

Você já ouviu falar em Economia Comportamental?

Não?!

Pois saiba que ela faz parte da sua vida e, quando você tiver consciência dela, poderá usá-la a seu favor colhendo excelentes resultados nas suas finanças e na vida pessoal.

OK, vamos direto ao ponto.

Quantas de nós já tentamos inúmeras vezes começar algum tipo de economia, seja guardando dinheiro, reduzindo despesas, planejando um mês mais enxuto, mudando de supermercado, procurando promoções de roupas, enfim, é uma busca constante para equilibrar o orçamento e atender às necessidades da família, não é? E em quantas delas falhamos? Inúmeras também, falo por mim. O objetivo de economizar era atingido, mas a satisfação com os processos ou a qualidade do que era adquirido deixava muito a desejar. E então qual é a solução para esse impasse?

Segundo a escritora Andyara de Santis do livro Liberdade financeira ao alcance de todos”, é tudo questão de prioridade! É sério, você já vai entender isso.

Essa abordagem vem de uma pesquisa conhecida como Economia Comportamental, que conseguiu definir como as pessoas tomam suas decisões com relação ao dinheiro.

Com esse método fica muito mais eficaz eliminar gastos usando como base o alinhamento entre seus valores e suas despesas. Veja algumas correlações:

Seu valor: FAMÍLIA

No que investir? Educação e saúde dos filhos ou dos pais, lazer em família, viagens planejadas.

Despesas a reduzir: Dívidas pessoais relacionadas a carros sofisticados por exemplo, que obrigarão você trabalhar mais horas e se afastar da família. Gastos frequentes com happy hour.

Seu valor: SAÚDE

No que investir? Alimentação saudável, plano de saúde, academia, bicicleta, etc.

Despesas a reduzir: fast-food, doces e bebidas alcoólicas.

Seu valor: LAZER

No que investir? Viagens, teatro, cinema, parques temáticos.

Despesas a reduzir: compra de presentes, roupas e eletrodomésticos.

Fica claro que, quanto mais alinhados estiverem os nossos valores e nossos gastos, maiores serão as chances de nos engajarmos nesse processo e obtermos ótimos resultados também.

O autor do livro “Os segredos da mente milionária” nos ensina ainda mais, falando sobre nosso modelo de dinheiro, aquele que envolve além dos valores, às crenças e nossos hábitos com o dinheiro também. Ele diz que nosso modelo de dinheiro determinará nossa vida financeira e até a vida pessoal. Porque se você é uma mulher cujo modelo de dinheiro é programado para rendimentos baixos, muito provável que você atraíra uma pessoa com o mesmo modelo como parceiro ou parceira de vida. Veja o quanto isso é importante!

Mas não se preocupe. Como é sabido, tudo na vida pode ser modificado e é para isso que existe a Educação Financeira. Para permitir que você acesse, através do autoconhecimento, todas as ferramentas adequadas para ajustar essa máquina esplêndida que é a sua mente.

Então comece já!

(Fonte: Acervo pessoal e Revista Você S.A. – Set/15)

LEAVE A REPLY