21 set

Businessman Drawing Goal Concept on a Note Pad

Diferença entre Objetivo e Meta

Começo ilustrando nosso tema de hoje com uma citação do escritor Anderson Cavalcante, que diz assim “seu objetivo é o pico mais alto que você quer alcançar, seus valores são a bússola para te orientar, seus planos são o mapa para chegar lá, e as metas são como as placas das rodovias pelas quais você precisa passar no caminho”.

Assim fica mais fácil entender e definir as coisas. Parece bobagem ter que defini-los para diferenciá-los? Mas muita gente confunde, veja a seguir.

O objetivo é o propósito final e as metas são os degraus para atingir esse objetivo.

Um exemplo: “quero emagrecer” isso é objetivo, a meta é “quero emagrecer 3 quilos até dezembro, para isso vou fazer caminhadas de uma hora 4x por semana e controlar a alimentação para atingir o resultado de forma saudável”. A meta é detalhada ao extremo, nela indico “como” atingir o objetivo. Inclusive você pode definir quantas metas quiser para um único objetivo.

Há vários métodos para estabelecer as metas, um dos que mais uso é o método S.M.A.R.T., ele define e trabalha as características fundamentais e essenciais de uma meta. Ela deve ser específica (Specific), mensurável (Mensurable), alcançável (Attainable), relevante (Relevant) e temporal (Time-based). Com essa ferramenta a meta deixa de ser abstrata e torna-se real, executável.

Agora que você já sabe por onde começar, escreva seu objetivo, define e liste as metas e espalhe esse plano por vários lugares da casa ou do trabalho, onde você possa ver todos os dias.

Estudos comprovam que as pessoas que escrevem suas metas e acompanham regularmente seus planejamentos, costumam atingi-los com mais frequência do que as pessoas que guardam tudo na cabeça.

E finalmente, para fazer seu plano de ação gerar resultados é preciso “decidir” executá-lo de verdade. Decisão é a palavra. Pouco adianta teorizar e escrever os objetivos e metas se você não tiver capacidade e coragem de tomar decisões.

Para a física quântica, tudo no Universo já existe antes de acontecer. Não materialmente, mas como possibilidade. O que faz com que as possibilidades virem realidade, em primeiro lugar, é a nossa decisão! É de nossas vidas que estamos falando. Então mãos à obra, tenha coragem e assuma o controle sobre suas decisões! Chega de deixar que decidam por você!

Obrigada e até breve…

LEAVE A REPLY