miranda 1

No filme “O Diabo veste Prada” a atriz Meryl Streep viveu o papel da editora-chefe Miranda Priestly, com um perfil de chefe exigente, mostrando constantemente excesso de arrogância e abusando do poder, o que acabava deixando a equipe com os nervos a flor da pele. Parecia impossível atendê-la à altura ou surpreendê-la. Imagine o quão difícil é conviver com uma pessoa assim…

Algumas pesquisas apontam que no dia a dia das empresas é possível que sua vida fique bem complicada se sua chefe for outra mulher. Mas e se você for a chefe?

Tornar-se chefe e ganhar poder é desejo da maioria das mulheres que tem plano de carreira e sonham em ser executivas. O problema é que muitas que chegam lá tendem a ser mais duras com as mulheres de sua equipe, do que com os homens. Competência à parte, as subordinadas se decepcionam porque esperavam que sua superior talvez fosse mais acessível do que um chefe homem. Quando isso acontece, elas se revoltam e colocam o desempenho da equipe em perigo.

Não é fácil ser chefe, independentemente do sexo, sempre haverá pressão, cobrança pelos resultados, conflitos internos e externos. É ingenuidade acreditar que, por ser mulher, a chefe deveria aliviar a carga de trabalho ou virar amiga das mulheres que comanda, isso poderá comprometer sua carreira e os resultados, seus e da equipe.

A ascensão profissional feminina tem ganhado mais território, felizmente. Porque independente desse tipo de confronto, é sabido que a mulher dispõe de muitas competências complementares às dos homens e que as possibilitam lideram tanto quanto eles e em alguns segmentos até melhor.

Agora veja, há vários estilos de liderança. Entre eles:

Estilo de foco na missão: você se preocupa em atingir as metas, atender o cliente, prioriza seus esforços e os de sua equipe na direção de antecipar os fatos. Podendo transmitir uma imagem de individualismo.

Estilo de foco no processo: você é boa ouvinte, cria um clima informal com a equipe, promove a troca de ideias, mas por excesso de diplomacia pode criar ou encobrir conflitos. É comunicativa e sabe transmitir seus objetivos.

Estilo de foco na tarefa: você se preocupa com a organização e os detalhes das questões que envolvem o trabalho em equipe. A qualidade é sua prioridade, assim você transmite a imagem de profissional responsável e dedicada. Pode sofrer diante da concorrência se direcionar o foco somente ao seu produto.

Procure identificar seu estilo de liderança. Conheça seus pontos fortes e fracos, aprenda a ser flexível com as ideias e ouça muito. Leia e desenvolva seu equilíbrio emocional para ter excelentes resultados no trabalho, na carreira e com sua equipe.

Sucesso sempre… Até breve!

LEAVE A REPLY