Você ainda engaveta seu extrato bancário, sem abrir? Você tem medo do que vai encontrar?

Você já deve ter ouvido de alguém que “tempo é dinheiro”. Pois é, e eu acho que é o dinheiro mais caro. Tempo é vida, tempo é escolha, tempo é impagável e é irreversível. Há quanto tempo você não dá atenção merecida ao seu extrato e suas finanças? Ele pode ser um grande aliado do seu planejamento. E não temos como falar de planejamento sem falar em escolhas. E sempre que fazemos uma escolha, deixamos para trás todas as outras opções que tínhamos. Quer um exemplo disso? Olhe para o que você está vestindo agora, sua blusa ou vestido, lembre-se do dia em a comprou e me diga, nesse dia quantas opções você tinha? Quantas peças diferentes da escolhida você deixou para trás? Inúmeras eu imagino. Assim como o celular ou o computador que permite você ler esse artigo agora. Assim como todas as coisas materiais que você tem ou teve, e até outras não palpáveis, todas são provenientes das suas escolhas. E o que isso impacta nas suas finanças pessoais? É o que eu explico a seguir.

Para termos educação financeira e principalmente consciência do que se faz com o dinheiro, é preciso desenvolvermos inteligência financeira. E isso começa por nos conhecermos e em seguida por planejarmos.

Se você já é adulta, certamente experimentou boas escolhas e amargou outras. Isso é natural, mas quando se trata de dinheiro e de tempo, escolhas amargas nos levam a frustração e por consequência disso nos rotulamos, nos limitamos a achar que não somos capazes de fazer diferente. Ora, pois eu sinto muito em decepcioná-la, porque você pode fazer diferente sim!

Se você compra por impulso ou para se agradar, por exemplo, experimente deixar em casa os cartões por 1 dia e veja que impacto isso causa no seu comportamento. Se você escolheu levar os cartões na carteira, também pode escolher deixá-los para trás porque um período e entender como as coisas funcionarão para você se não tiver opção. Isso sim é comportamento de alguém que planeja mudar o que não serve mais. Experimente anotar suas compras não essenciais por 1 mês e veja o montante de dinheiro que isso representa e o quanto impacta no seu orçamento mensal. Isso é planejar. Faça do seu extrato bancário um relatório, nas primeiras semanas ele será uma fotografia da sua vida, mas a seguir pode torne-se seu grande aliado. Uma ferramenta de auto avaliação e de apoio nas próximas escolhas.

Evite se engessar num modelo que lhe disseram que funciona. Você precisa descobrir o que funciona para você e aplicar no dia a dia. Assim como almoçamos todos os dias, tomamos banho todos os dias, temos também que diariamente “pensar” em como agir com nosso dinheiro. É a prática diária com controles semanais que nos fará mudar as escolhas. Portanto comece já! Olhe para o seu extrato bancário ainda hoje, veja que o que ele mostra são as escolhas do passado. Isso só você pode mudar.

Você só consegue melhorar aquilo que consegue identificar. ” (Autor desconhecido)

LEAVE A REPLY