“Sucesso na vida poderia ser definido como a expansão contínua da felicidade e a realização progressiva de objetivos compensadores.” (Deepak Chopra)

Pensando nisso, concluo que sucesso é a jornada, não o destino. Ter sucesso inclui ter saúde, energia, liberdade criativa, entusiasmo pela vida, relacionamentos compensadores, estabilidade física, emocional, bem-estar e paz de espírito. E o que temos feito, diariamente, em busca disso?

A Educação Financeira tem me ensinado que todos, simplesmente todos os caminhos são trilhados com foco em equilíbrio. Veja se concorda comigo…

Se a pessoa está endividada, precisa de equilíbrio e emocionalmente de muita paciência para, depois de planejar, cumprir o passo a passo da jornada que a libertará dessa dívida.

Se a pessoa estiver desempregada ou perdeu algum cliente grande, terá que ter equilíbrio para traçar um plano B ou calcular as melhores saídas, no curto prazo, para essa situação.

Se a pessoa investiu mais do que poderia e teve um imprevisto ou emergência, terá que ter equilíbrio para negociar a melhor e mais segura saída, visando não perder os rendimentos do investimento e nem contrair novos compromissos financeiros em função disso.

Então, equilíbrio e finanças pessoais andam assim de mãos dadas. A partir do momento que você entende e aceita isso começa a planejar, a enxergar as melhores opções para qualquer situação da vida.

Quando a gente deixa de fazer escolhas por medo ou por impulso, é que verdadeiramente estamos conscientes financeiramente. E por onde começar? Conhecendo sua forma de se relacionar com o dinheiro. O que te faz feliz? E como ter isso sob controle, evitando excessos?

 

LEAVE A REPLY