compras-de-natal

Conheça os 5 passos para um Natal sem susto.

Sempre que chega essa época do ano as pessoas de desesperam, entram numa correria maluca para dar conta de comprar presentes, preparar as Festas e normalmente acabam se esquecendo de planejar tudo isso. E em Janeiro, fatalmente, amargarão um monte de contas para pagar, além daqueles infinitos parcelamentos de compras que farão o ano novo começar pesado no bolso, com pouca diversão e muita preocupação. Se isso já aconteceu com você também, saiba que é possível mudar esse cenário. E mudar já! Para esse final de ano ficar marcado na sua memória como o ano em que você decidiu e fez as mudanças necessárias para seu bolso não pesar.
Eu compartilho com você os 5 passos essenciais para um Natal tranquilo e um começo de ano sem sustos. Veja a seguir.

1 – Defina os presentes: Você é daquelas que presenteia TODOS os parentes, sobrinhos, vizinhos, melhores amigas e etc? Não tem problema, não queremos que você mude suas característica pessoais, presentear é uma virtude, uma forma de carinho e até de gratidão pelas pessoas que amamos. O que não justifica é você gastar o que não tem para presentear. Minha dica é use a criatividade! Faça uma listinha de quem você precisa de verdade presentear, ao lado do nome da pessoa escreva a principal característica dela e pense em algo que pode surpreendê-la e que não seja tão caro. Um exemplo: tenho uma amiga que coleciona lápis, sim lápis grafite mesmo, mas das mais diversas cores e estampas, posso escolher dar um lápis que ela não tenha. Quanto custa um lápis? Certamente vou dedicar tempo para encontrá-lo, mas o que vale mais? Ela sentirá que fiz isso por gostar dela e que me dediquei a encontrar algo que de fato ela goste. Além disso, você pode definir uma faixa de valor para os presentes, antes de definir o que comprar.
2 – Pesquise: Sim, principalmente se for uma compra de eletroeletrônicos e algo que esteja em alta. Faça pelo menos pesquisa na internet antes de sair de casa. Há grande diferença de preço entre uma loja e outra. Mesmo que você resolva dar, por exemplo, perfumes ou livros para mais de uma pessoa, escolha quais e saiba quanto custam antes de chegar à loja. Não parece grande coisa, mas já aconteceu de eu sair de uma loja e no mesmo dia ver aquele objeto mais barato em outra loja. Você não precisa praticar esse desperdício.
3 – Não tenha pressa: Quando sair para comprar os presentes, escolha um período em que você tenha tempo. Evite ficar em congestionamentos, filas e jamais vá as compras com fome. Qualquer desses fatores farão com que você compre com pressa, para ficar livre desse compromisso e isso fará você comprar o que encontrar primeiro. Minha dica de ouro é “planeje e compre ainda em novembro”, não deixe tudo para a última hora e também porque normalmente em dezembro muitos itens aumentam de preço.
4 – Evite parcelar as compras: Se for possível, quando fizer as pesquisas já faça naquela mesma lista dos nomes, a previsão de quanto gastará. E tente não parcelar, assim você não correrá o risco de usar todo o limite do cartão e a fatura se tornar impagável logo no primeiro mês do ano. Lembre-se que é um período que a gente sai mais, confraterniza mais e com isso os gastos com comida e festas são maiores. E se não tiver jeito, pelo menos faça em poucas parcelas, para não comprometer o ano novo logo de cara.
5 – Use a criatividade: Isso sim é inteligente e econômico. Use a criatividade principalmente se você tiver família grande ou grupos de amigos que gostam de confraternizar. O melhor para essas ocasiões são: o amigo-secreto, o amigo-chocolate, o amigo-da-onça. Qualquer brincadeira que favoreça o bolso, assim você terá que providenciar 1 presente e não 20, por exemplo. A criatividade também é bem vinda com a opção de presentes artesanais ou até mesmo um lindo cartão com suas palavras. Pense nisso!

Em educação financeira tudo começa com “planejar”. Veja que em situações cotidianas ou mesmo nas festas de final de ano somos movidos pela rotina, tendemos a fazer sempre do mesmo jeito. Mas para ter equilíbrio financeiro e mudar o que não lhe agrada mais, é preciso definir novos caminhos.

LEAVE A REPLY